sexta-feira, 13 de março de 2015

Distribuído pela Europa Filmes Metanoia estréia nos cinemas brasileiros em maio


Produção tem no elenco Caíque Oliveira, Caio Blat, Lucas Hornos, Thogun Teixeira, Sílvio Guindane, além das atrizes Einat Falbel  e Solange Couto.

São Paulo - O longa-metragem Metanoia, co-produção da Companhia de Artes Nissi e 4U Films estreará nos cinemas brasileiros em maio. A distribuição estará à cargo da Europa Filmes, com quem os produtores acabam de fechar contrato. Realizado por cristãos, o lançamento conta a história de Eduardo (Caíque Oliveira) usuário de crack e a luta de sua mãe Solange (Einat Falbel) contra o vício do filho. O filme tem como premissa ser condutor de uma mensagem de fé, esperança e amor.  

Clique para ampliar
Diretor-geral da distribuidora Europa Filmes, Wilson Feitosa aposta na produção e afirma que Metanoia é um desafio para sua empresa e que mais do que nunca trata-se de uma abordagem necessária. "Para nós essa parceria é uma novidade. Consideramos como grande desafio porque é um produto pesado e extremamente necessário", diz Feitosa.

De acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), publicada em 2014, o Brasil têm 370 mil usuários regulares dependentes de crack. No entanto, alguns estudiosos calculam que este número seja até três vezes maior. Drama vivido por inúmeras famílias brasileiras, Metanoia provoca uma discussão sobre a droga e aonde o vício pode levar um usuário. "As pessoas sabem que o vício existe, mas, ou não querem ver, ou preferem ver de longe. Este filme é uma oportunidade para famílias envolvidas com o assunto, é um pedido pra que não desistam e busquem ajuda. E é uma maneira de tentar evitar que outros experimentem e caiam neste limbo. Metanoia é uma produção de baixo orçamento, mas que dá conta do recado", afirma Feitosa.

Eduardo (Caíque Oliveira) usuário de crack
Em mais de duas décadas de atividade, a Europa Filmes já distribuiu títulos nacionais e internacionais de sucesso de público e crítica. Entre as produções nacionais, Feitosa destaca Getúlio (2014), Faroeste Caboclo (2013) e Muita Calma Nessa Hora (2010). "Esses estão entre os mais recentes, são 25 anos de trabalho, distribuímos também Central do Brasil (1998) e Olga (2004). Além de títulos internacionais, como, Menina de Ouro (2004), Quem Quer Ser Um Milionário? (2008), O Paciente Inglês (1996), Traffic (2001), entre outros", diz. "Para nós essa parceria é um grande presente. Encontramos na Europa Filmes uma distribuidora que na verdade é muito humana com um coração que pulsa por transformação de pessoas. Acredito que muitos jovens serão impactados e famílias serão transformadas por meio desta mensagem", afirma Caíque Oliveira, idealizador do projeto. Oliveira assina o roteiro com o diretor da produção, Miguel Nagle que também comemora. "É o primeiro longa da 4U Films e da Companhia de Artes Nissi e ter uma distribuidora do porte da Europa Filmes é fundamental, além de ser um privilégio. Precisávamos de uma distribuidora para negociar a exibição em salas de cinema e a Europa Filmes veio para agregar muito ao projeto, abrindo portas para divulgar e lançar o filme", completa Nagle. 

Sobre o filme - Metanoia teve como set de filmagem um dos mais conhecidos pontos de encontro de usuários de crack de São Paulo, a região localizada no centro da Capital paulista, batizada como "Cracolândia". As gravações ocorreram entre novembro de 2012 e abril de 2013. Protagonizado por Caique Oliveira, Eduardo é um jovem da periferia paulista que ao se envolver com as drogas se torna dependente da droga. É a história de um filho perdido no submundo do crack e as desesperadas tentativas de sua mãe para salvá-lo.

Os atores Lucas Lima (direita) e Caíque Oliveira (centro) em uma
das cenas gravadas na cracolândia, São Paulo/Capital
O elenco conta com os atores Caio Blat, o José Pedro na novela Império da TV Globo e vencedor do festival de Gramado, em 2010, como melhor ator por Bróder. Lucas Hornos, que se tornou conhecido como o Caquinho da série Sai de Baixo, exibida pela TV Globo, além do programa infanto-juvenil Disney Cruj (SBT) e a série 9mm (Fox). ). O rapper e ator Thogun Teixeira que tem participações em mais de 30 filmes, como, por exemplo, 2 Coelhos e Tropa de Elite 2: Agora o Inimigo é Outro. Sílvio Guindane que estreou no cinema em Como Nascem os Anjos, de 1996, atuação que lhe rendeu o Kikito no festival de Gramado e um Candango no festival de Brasília. O longa apresenta ainda o ator Caique Oliveira, da Companhia de Artes Nissi, que ao longo de 12 anos produziu mais de dez espetáculos teatrais com exibições nacionais e internacionais e mais de 500 mil cópias em DVDs vendidas. Além das atrizes Einat Falbel que protagoniza  a prestigiada peça Bichado  e conta com outras participações em espetáculos teatrais. E Solange Couto, atriz com diversos trabalhos em emissoras de TV, como a Globo e a Rede Record, onde recentemente esteve no elenco de Pecado Mortal, em 2013. Solange soma ainda à carreira, trabalhos no cinema e teatro.

Caio Blat e Einat Falbel
Sobre a 4U Films - A 4UFilms é uma produtora de cinema independente formada por profissionais do setor de cinema e comunicação. Metanoia é o primeiro longa-metragem produzido pela 4U Films. Fundada em 2009 por Miguel Nagle, Luan Felipe e Douglas Gomes, a produtora com sede na baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, soma 16 curta-metragens. Entre eles "Dom Gratuito", de 2010, que ficou entre os dez principais curtas da América Latina, no Concurso Caixas de Curtas e representou o Brasil em um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival de Cinema Iberoamericano de Helva, na Espanha. Ao todo, a produtora soma mais de 347 mil visualizações em seu canal no Youtube. 

Companhia de Artes Nissi - Criada no ano 2000, por Caíque Oliveira, a Companhia de Artes Nissi, com sede em Campinas, no Estado paulista, ao longo de 14 anos de carreira produziu mais de dez peças com exibições nacionais e internacionais e já vendeu mais de 500 mil cópias de DVDs de seus espetáculos. Idealizador e produtor do filme Metanoia, Oliveira pela primeira vez interpreta um personagem para o cinema. Nascido no Jardim Ângela, periferia da Zona Sul da Capital paulista, Oliveira é ator desde os 14 anos. Escritor, diretor e protagonista de “Jardim do Inimigo”, uma das obras de  sua carreira de maior expressão, há mais de dez anos em cartaz, a peça já foi exibida em diversas cidades e estados brasileiros e também fora do Brasil.

Fotos: Divulgação 4U Films
Postado por: Lucas Lima (facebook.com/officiallucaslima - @officiallucaslima)

2 comentários:

CAPELÃO GERSON disse...

Sou Gerson, ex-dependente de droga como o alcool e hoje graças a Deus sou presidente de um Conselho que trata de assuntos sobre drogas e sou Educador Social e Capelão que presta atendimento espiritual aos usuários e suas famílias.Sou amante de programas que abordam esse tema com objetivo de levar conhecimento a população,Parabéns ao Caio e produção.Conheço todos os trabalhos da Cia Jeová Nissi.Quem sabe um dia façamos um longa sobre minha biografia, que creio iria impactar e ajudar muitas familias com o grande problema do abuso do alcool e suas consequencias. Sucesso a todos!
facebook.com/capelão gerson

CAPELÃO GERSON disse...

Muito bom!