terça-feira, 7 de maio de 2013

Uma mente criativa e o medo de fracasso e rejeição

Alguma vez já sentiu medo de nunca ser bem sucedido? Ou de nunca ter seu trabalho reconhecido? Ou, caso já tenha tido sucesso em algo ou já tenho alcançado alguma conquista importante, não tem medo de nunca mais conseguir criar algo melhor ou – ao menos – tão bom quanto aquilo que criou antes? Pensando na nossa área de cinema, e se você nunca mais for selecionado para nenhum filme? E se nunca mais conseguir produzir nada? E se nunca mais conseguir escrever nenhum roteiro que preste? E se nunca mais conseguir compor nenhuma canção que as pessoas gostem? E se você nunca mais for criativo? E se você não for bom o suficiente? E se nunca mais gostarem de seus trabalhos? E se nunca mais reconhecerem seu talento? E se... você virar um terrível, sem-volta e sem-solução, o pior dos piores, fracassos que já existiu?

Se você é um artista ou se a fonte de sua renda depende muito de seu lado criativo, você muito provavelmente sofre da mesma ‘síndrome’ que eu e todos os outros ‘trabalhadores criativos’. Ou você acha que é a toa que muitas das (consideradas) mentes mais brilhantes e criativas de todos os tempos morreram de drogas, alcoolismo ou outra forma de suicídio tão jovens? Medo de fracasso e rejeição assombrou a mente de muitos atores, músicos, pintores, escritores e outros. Mas calma! A mensagem aqui não é pra ser depressiva! E sim de que “há esperança”, apenas precisamos saber como lidar com essas pressões de “sermos bem sucedidos”.

Neste TED talk Elizabeth Gilbert (autora do bestseller ‘Comer, Rezar, Amar’) fala sobre “É lógico que as pessoas tenham medo de fazer o que elas foram colocadas nessa Terra para fazer?”
(confira a Parte 2 aqui: http://www.youtube.com/watch?v=SdwnnSyQWT8 )

A diferença da teoria de Elizabeth para a nossa é que nós, cristãos, sabemos exatamente qual é a nossa fonte de inspiração (apesar de não nos lembrarmos e darmos os devidos créditos tão comumente): o Deus da Bíblia.

No entanto, nos dias de hoje vivemos em uma sociedade onde há uma cobrança e pressão que jamais houve para sermos bem sucedidos. Hoje acreditamos no ’qualquer um pode chegar onde quiser’ e isso muda drasticamente a visão que se tinha na década de 1960 quando uma pessoa pobre ou que não conseguiu grandes conquistas era vista como ‘desafortunada’ e hoje em dia é vista como ‘perdedora’. (frase parafraseada de Alain de Botton. Se quiser assista também ao TED talk de Alain de Botton aqui)

O fato é que temos o conceito de “sucesso” mal interpretado. Por exemplo, se estivéssemos em um festival de premiação e eu falasse que iria chamar agora uma pessoa muito bem sucedida, o que imediatamente viria a sua mente? Provavelmente você pensaria que é alguém que ganhou muito dinheiro ou que ganhou muito reconhecimento em alguma área.

E há 2 problemas muito grandes nisso:
  1. A evidência de que nos esquecemos de que não podemos ser bem sucedidos em todos os aspectos. Se você é bem sucedido de um lado, de outro com certeza você vai perder alguma coisa. E assim é. Sucede aqui, perde ali. E o mesmo acontece na vida daqueles que são ícones do sucesso (apenas não ficamos sabendo de suas vulnerabilidades).
  2. Nossa concepção de sucesso é muito diferente da concepção de Deus.
É claro que há passos e estratégias que podem te levar ao sucesso (e em outros posts falarei sobre algumas dessas estratégias), mas a questão é que ainda assim corremos um GRANDE risco de não sermos bem sucedidos de acordo com o que a sociedade nos ensina do que é ser bem sucedido.

Contudo, quando vivemos nossa vida com o propósito de servir a Deus e o próximo com os talentos que Ele nos deu devemos estar conscientes de que corremos sim o risco de perder tudo e sermos muito mal sucedidos na nossa concepção de sucesso (mas não na de Deus). Portanto quando sentir-se desencorajado, ou desesperado perante as pressões e medos, com vontade de desistir... Persista, nem que essa seja a última coisa que você faça em vida. Mesmo se você ‘perder’ toda sua vida no que a sociedade considerar como fracasso, ainda assim você ganhou a vida eterna com sucesso! Lembre-se sempre de que a sua fonte de inspiração e criatividade é DEUS, e não você mesmo. Portanto nunca se canse de buscar a Ele, antes de buscar ‘sucesso’.

Como gosto de dizer, não devemos seguir o que diz em Heresias 6:33 “Buscai primeiro o Oscar e o reconhecimento pessoal (e a glória de Deus será adicionada a Ele).”, mas sim o que diz em Mateus 6:33 “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.
Ou seja, levei tudo isso pra falar o que Jesus já havia dito há quase 2mil anos atrás! Eis aqui o segredo e a nossa maior esperança de verdadeiro sucesso!
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.” Mateus 16:24-27
Escrito por Régis Terêncio; ator e filmmaker (mas inspirado por Deus!)

Nenhum comentário: