terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Filme russo Leviatã, inspirado na Bíblia ganha o Globo de Ouro

O filme "Leviafan" ("Leviatã"), do diretor de cinema russo Andrei Zvyagintsev, ganhou no domingo (11) o prêmio da Associação de Jornalistas Estrangeiros no Hollywood Globo de Ouro (Golden Globe) na categoria de "Melhor filme em língua estrangeira".

O filme é uma adaptação de uma história bíblica e também alude ao livro "Leviatã" do filósofo inglês Thomas Hobbes. A trama se desenvolve na Rússia contemporânea, sendo as personagens principais um empreendedor privado e sua esposa, que se chocam com a burocracia das autoridades locais.
A estreia do filme de Zvyagintsev teve lugar na 67ª edição do Festival de Cannes, onde obteve o prêmio pelo melhor roteiro.

"Leviafan" foi também reconhecido como o melhor filme estrangeiro no 32º Festival de cinema de Munique.

O prêmio do Globo de Ouro na categoria "Melhor filme dramático" foi para o filme "Infância" ("Boyhood") de Richard Linklater. Aliás, segundo várias fontes, a informação sobre a vitória deste filme já tinha sido vazada várias horas antes da cerimônia de entrega dos prêmios. O drama, filmado durante 12 anos, conta a história de um menino, acompanhando passo a passo a sua experiência de vida.

Sinopse: Kolia vive em uma pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina, ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa e seu filho. Vadim Shelevyat, o prefeito da cidade, quer tirar o seu negócio, sua casa e sua terra. Primeiro ele tenta subornar Kolia, mas Kolia não admite perder tudo o que tem. Não só a terra, mas também toda a beleza que o rodeia desde o dia em que nasceu. É então que o prefeito adota uma conduta mais agressiva.

Fonte: A Voz da Russia

Nenhum comentário: