terça-feira, 30 de maio de 2017

Resenha do filme O Vendedor dos Sonhos - filme baseado na obra de Augusto Cury

O longa metragem O Vendedor dos Sonhos, é uma produção nacional baseado no livro do psiquiatra cristão Augusto Cury, dirigido por Jayme Monjardim. O filme é profundo e leva o telespectador a uma reflexão sobre a sua própria vida e principalmente sobre valores humanos em nossa sociedade atual.

O Vendedor dos Sonhos é a história de um empresário de sucesso que está pensando em tirar a sua própria vida, até que é convencido por um morador de rua que está ação não é a mais sabia, o dialogo desta cena é intenso, o filme começa em grande estilo em um climax com desfecho. Após o magnata ser salvo pelo morador de rua, ele começa a segui-lo e passa uma noite nas ruas. A mídia fica curiosa com a história e começa a fazer do morador um herói, todavia sua mensagem sobre relações humanas não é nada convencional, criticando o materialismo e a falta de relacionamentos concretos com a família e com o próximo.

Jayme Monjardim foi sensacional ao levar para a sétima arte a obra de Augusto Cury, primeiro porque a produção possuí diálogos dignos de Oscar, são sensíveis, tocam nas feridas da alma de qualquer  telespectador, com uma mensagem de perdão e desapego ao materialismo desenfreado, mostra também a reação do mercado empresarial e da mídia, ele consegue mostrar o sofrimento humano, bem como as adversidades advindas de nossas escolhas.

O filme mostra as duas faces do Brasil, uma é composto por um cenário lindo, de arranha-céus e parques, mostrando a grande riqueza advindas dos grandes centros financeiros, bem como a miséria dos moradores de rua, outro detalhe é que por ser um filme nacional foi um diferencial não ter cenas de apelo sexual, o que é motivo de elogio ao diretor, pelo contrário sua mensagem é essencialmente cristã, ao discutir o que vem em primeiro lugar em nossas vidas.

Com um maravilhoso enredo, fotografia, atores  e trilha sonora, o filme O Vendedor de Sonhos pode ser considerado uma obra prima do cinema brasileiro, que há muito tempo não produzia uma mensagem universal que tem o poder de alcançar o coração humano e servir de uma ferramenta para lidarmos com os nossos dilemas existenciais, com uma espiritualidade positiva.

Leia a ficha técnica, assista o trailer [clique aqui]

Nenhum comentário: