domingo, 18 de agosto de 2019

Padre Brown, série da BBC baseada na obra de G. K. Chesterton estreia na TV Cultura

A série Padre Brown, é baseada no livro do jornalista, escritor e teólogo G. K. Chesterton, o teólogo de formação católica foi reconhecido por criticar a filosofia moderna em diversos livros escritos por ele, criando também ensaios como o suspense Padre Brown, um de seus maiores admiradores e assíduo leitor de suas obras foi o C.S.Lewis autor do Crônicas de Nárnia.

Ambientada no interior da Inglaterra dos anos de 1950, a série Padre Brown (Father Brown), de alta relevância no ambiente televiso britânico, teve o primeiro capítulo da quinta temporada transmitido pela TV Cultura nesta sexta do dia 16 de agosto as 19h45. O personagem principal do seriado é interpretado por Mark Williams, ator conhecido por ter dado vida ao patriarca da família Wesley, Arthur, na saga Harry Potter. A trama, criada por Rachel Flowerday e Tahsin Guner, vai além do ofício clerical, girando em torno de um padre católico que possui um impressionante e impensável talento para solucionar crimes.

Com uma audiência global consistente, Padre Brown está presente em torno de 150 países. Devido ao sucesso conquistado, o seriado também acaba de ganhar mais uma temporada, que se soma às outras seis já lançadas e exibidas desde janeiro de 2013 na BBC. Desde setembro de 2018 com a exibição na TV Cultura, o público brasileiro poderá conferir os 70 episódios de 52 minutos cada, que, além de Mark, contam com um elenco formado por artistas como Sorcha Cusack (Mrs Bridgett), John Burton (Seargeant Goodfellow), Nancy Carroll (Lady Felicia) e Alex Price (Sid Carter). Ao longo dos cinco anos de produção, a série já esteve sob a direção de diferentes nomes, como Paul Gibson, Matt Carter, Ian Barber, Diana Patrick e Gary Williams.

É somente por meio da intuição e da psicologia que Padre Brown é capaz de resolver os mistérios. Os anos em que passou no confessionário, escutando as mais diversas confissões dos fiéis de sua igreja, deram a ele certo parâmetro a respeito da origem do mal e do funcionamento da mente de um criminoso. Cheio de humor e compaixão, o sacerdote-detetive Brown é um bom homem, ótimo padre e excelente detetive. Exercendo o ofício de sacerdote de maneira totalmente inusitada, Padre Brown está mais interessado em salvar a alma daqueles que cometeram os crimes do que em trazer culpa a essas pessoas.

O cenário tem características tipicamente britânicas: grandes casas interioranas de arquitetura vitoriana, jardins secretos e estações de trem.


Nenhum comentário: