sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Resenha do filme Dois Papas

O longa metragem Dois Papas dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, é um dos grandes nomes para o Oscar na categoria melhor roteiro e aborda os bastidores de grandes discussões teológicas para bilhões de cristãos católicos e que com certeza influência também o mundo cristão em geral. Ele está disponível na Netflix

Dois Papas, aborda a divisão de pensamento entre a cúpula da Igreja Católica entre manter uma tradição de séculos ou reformar a Santa Fé. Do lado do Papa Francisco estão aqueles que querem reformar a Igreja,  dar a comunhão para os divorciados e permitir padres casarem, inclusive utilizando como argumento a própria história como a questão do Apóstolo Pedro conforme conta a Bíblia, ser  casado, do lado do Papa Bento XVI está a tradição da igreja de manter missas em latim, a ortodoxia católica histórica dos últimos séculos. A produção também mostra o flerte do Papa Francisco com a teologia social da Igreja, principalmente com a teologia da libertação.

A história do Papa Francisco também é contada, desde o chamado até algumas  curiosidades como ele já ter sido noivo, até momentos mais críticos de sua vida e ministério,  como seu posicionamento durante a ditadura na Argentina, já do lado do Bento XVI a polêmica se dá na grande crise da Igreja com os escandâ-los sexuais dos padres e bispos e a forma com que ele lidou com as denúncias.

O filme é uma obra prima que consagra a carreira de um dos mais brilhantes diretores que o Brasil já teve, Fernando Meirelles. É possível perceber nas canções e na fotografia a valorização da latino-América, do povo sofrido pela pobreza, mas também de sua força, do futebol enfim da nossa cultura. Um filme profundo sobre a cristandade, vale a pena assistir!

Nenhum comentário: