sexta-feira, 29 de março de 2024

The Chosen, a série é mórmon? O CineCristão responde

 


A série sobre Jesus mais assistida do mundo "The Chosen", foi inesperadamente objeto de uma polêmica após boatos que a série tinha ligações com a Igreja do Senhor Jesus dos Últimos dias (SUD) conhecida como igreja mórmon. 

O boato se espalhou tanto que o próprio diretor  Dallas Jenkins que é  cristão-evangélico manifestou sobre o ocorrido, devido uma citação. 

Trata-se do  trailer, um líder religioso judeu diz a Jesus: “Se você não renunciar às suas palavras, não teremos escolha senão seguir a lei de Moisés”, sugerindo a morte de Cristo. Então, após um silêncio dramático na trilha sonora do trailer, Jesus, interpretado pelo ator Jonathan Roumie, responde de forma inabalável: “Eu sou a lei de Moisés”.

Alguns fãs e espectadores apontaram a semelhança da frase com um versículo do Livro de Mórmon, 3 Néfi 15:9, que diz: “Eis que eu sou a lei e a luz. Confiai em mim e perseverai até o fim e vivereis; porque àquele que perseverar até o fim, darei vida eterna”.

Por isso, em um vídeo divulgado nesta semana, o diretor e criador de ‘The Chosen’, Dallas Jenkins, abordou a origem da frase.

Não é uma citação direta”, disse Jenkins. “Não se referia à lei de Moisés naquela citação… E, para ser honesto, nunca li o Livro de Mórmon. Quando alguém me disse: ‘Isso é do Livro de Mórmon’, eu pensei: ‘Ok’, e fui pesquisar… É uma frase legal… Ela está na série porque acredito que é uma frase realmente ótima e também teologicamente plausível… O ponto é que Deus está acima dessas coisas. Jesus está acima dessas coisas. Ele é essas coisas. Ele as possui. Elas vêm Dele. Jesus faz muitas declarações de ‘Eu Sou’ e é chamado o ‘Grande Eu Sou’. Portanto, não tirei essa citação de nenhum outro lugar… É uma linha teologicamente plausível e, acredito, um momento legal com Jesus como rei, e é isso.”

Enfim trata-se de um grande boato que se espalhou primeiramente nos EUA e depois no Brasil, mas é apenas boato, conclui o editor do CineCristao.com. 

Existe uma outra curiosidade sobre The Chosen e Mórmons que foi o fato do diretor alugar uma cidade cenográfica  pertencente aos  mórmons para o  cenário de Jerusalém (pertencente a igreja), uma recriação autêntica de locais importantes da cidade antiga que cobre aproximadamente a área de um ou dois campos de futebol, em Goshen, Estado de Utah, na segunda temporada. 

Você pode assistir ao vídeo (em inglês) completo da transmissão ao vivo no player abaixo. Saiba mais sobre a 3ª temporada e assista a episódios anteriores de ‘The Chosen’ aqui.

Nenhum comentário: