quarta-feira, 23 de abril de 2014

Resenha do filme A última Gota de Coragem

O filme A Última Gota de Coragem, é no mínimo uma produção cristã polêmica, os seus fundamentos são interessantes, pois é um das poucas  películas evangélicas que tratam da questão da liberdade religiosa manifestada pelo ente público, em um estado Laico. 

A Última Gota de Coragem, conta a história de um Pai que perdeu o filho na gerra, após duas décadas,  ele torna-se o prefeito de uma cidade americana, quando o seu neto, que foi criado pela mãe chega na cidade e começa a questionar o natal, uma vez que em sua geração o governo já não permite mais a comemoração cristã da festa em escolas e instituições públicas, o seu avô, compra a briga do neto  e coloca em cheque a política americana, sobre a interpretação do Estado Laico, sofrendo diversas críticas.


O filme é considerado polêmico, primeiro por tratar de uma questão sensível da teoria política de Estado até então foi algo positivo, mas creio que o mais negativo foi colocar os soldados americanos que lutaram na guerra do Vietnam como heróis "cristãos" da nação, uma vez que a guerra foi altamente debatida no interior dos EUA como um erro histórico gerando diversos protestos. O resultado foi milhares de soldados americanos mortos e também a morte de soldados e civis  vietnamitas em uma ocupação mal sucedida, no qual os americanos não deveriam ter colocado o pé. Foi uma guerra vazia, no qual não teve nada de cristã, apenas colaborou com os interesses da guerra fria.

O filme mostra uma visão muito fundamentalista  repúblicana de fazer política, representando o pensamento de uma parte dos evangélicos dos EUA.

Nenhum comentário: