sexta-feira, 25 de julho de 2014

Filme Jesus, dublado em Chibi é a grande novidade para os ciganos do Brasil

Jesus agora fala o Chibi, língua da maior parte dos ciganos no Brasil. Isso pelo menos no filme que leva o seu nome. A película produzida pela organização Cruzada Estudantil, já traduzida 1.190 línguas, foi pela primeira vez dublada para um povo cigano, os Calon, pelos próprios. Ciganos

Estima-se que 80% dos ciganos que moram no país são do povo Calon. O filme Jesus foi lançado no dia 24 de maio, numa das maiores comunidades ciganas, em Sousa, PB. Ver, ouvir e entender  a história de Jesus Cristo causou impacto em muitos dos presentes. Um casal de ciganos disse que a história "tocou o nosso coração, como nenhum outro grupo que veio aqui". Um rapaz levou o filme para casa e ouviu três vezes seguidas.

"Demos um passo gigandesco para alcançar os ciganos em sua própria cultura", diz o pastor, também cigano, Igor Shimura, presidente da missão Amigos dos Ciganos (MACI) e diretor executivo da Rede Nacional de Apoio aos Ciganos (RENACI). "O evangelho está dignificado, com Jesus é o Deus encarnado, e os Calon podem vê-lo como se fosse um deles" - acrescenta.

Os ciganos fazem parte do início da história do Brasil. Chegaram ao país ainda no século 16, perseguidos pela Inquisição. Porém aqui sofreram (e ainda sofrem) discriminação e preconceito.

Um grande desafio do projeto agora é a distribuição dos filmes. Há recursos para 30 mil cópias, mas a população cigana é muito maior (estima-se de 800 mil a 1 milhão). Além disso, os ciganos dificilmente aceitariam receber o filme de não ciganos. O número de missionários aptos a distribuir o filme não passa de trinta.

Fonte: Revista Ultimato,  julho-agosto de 2014, da redação

Um comentário:

mpaulopes disse...

https://www.youtube.com/watch?v=8fwaf398Gf0

Esta no Youtube...