quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Conheça todas as produções cinematográficas sobre C.S Lewis e suas obras

 C.S Lewis é um dos escritores mais famosos do século XX, seja dentro das paredes da igreja, seja para o publico em geral, o professor da Oxford, que foi criado em um lar cristão e após um período sombrio se afastou de Deus na adolescência até se entregar a Cristo já na fase adulta, ficou conhecido de diversas formas, desde o seu programa na rádio BBC na II Guerra Mundial, pela sua amizade com Tolken, através de sua obra infanto-juvenil As Crônicas de Nárnia que se tornou filme, mas também pela sua contribuição cristã através do livro Cristianismo Puro e Simples, O Peso da Glória, entre outros. 

Mas você sabia que foram produzidos diversos documentários sobre Lewis e seu pensamento, além dos filmes. Conheça todos eles em um único artigo: 

A vida de CS Lewis através da alegria e além - Primeiro documentário 1979

A biografia de C. S. (Clive Staples) Lewis, um dos escritores cristãos mais influentes do século XX. Este filme, apresentado pelo secretário particular de Lewis, contém muitos trechos falados de seus escritos e é ilustrado por imagens dos muitos lugares em que Lewis viveu e trabalhou ao longo de sua vida. (leia a ficha técnica completa e assista o trailer)

O poeta perdido de Nárnia: A vida e amores secretos de CS Lewis

Biografia de CS Lewis AN Wilson procura o homem por trás de Nárnia, um homem altamente secreto, cuja vida pessoal foi marcada pela perda das três mulheres que ele mais amava. (leia a ficha técnica completa e assista o trailer )


Shortest Way Home, baseado no programa do C.S. Lewis, Mere Christianity na BBC - Documentário 

The Shortest Way Home: C.S. Lewis & Mere Christianity é uma revisão introdutória do trabalho clássico de Lewis sobre questões de fé e razão. Os espectadores encontrarão uma discussão honesta e idéias úteis para as perguntas difíceis feitas por crentes e céticos. (leia a ficha técnica completa e assista o trailer)


Documentário Deus em Questão: CS Lewis & Freud


Deus em Questão é um documentário baseado em uma aula ministrada pelo Dr. Armand Nicholi, professor da Harvard, sobre  Sigmund Freud e CS Lewis, tidos como os dois dos melhores pensadores de seu tempo. No entanto, cada um tinha uma opinião radicalmente diferente na religião. Onde Freud achava que não havia Deus, Lewis utilizou a lógica para explicar a sua crença em um poder superior. Este documentário aborda a vida dos dois homens em uma tentativa de analisar como essas duas linhagens de pensamento têm um impacto sobre todas as pessoas. (leia a ficha técnica completa e assista o trailer)

Terra das Sombras, o filme biográfico de C.S. Lewis - Shadowlands

Em 1952, na Universidade de Oxford, surge o relacionamento entre o professor e intelectual C.S. Lewis e a escritora americana Joy Gresham. Eles se encontraram após ela lhe ter escrito uma carta, sendo que esta correspondência a levou a sua primeira viagem à Inglaterra, que ela fez em companhia de Douglas Gresham, seu filho. Lewis a recebeu como cortesia, como parte da rotina de sua vida de professor, mas ele não sabia o que fazer quando algo lhe ficou claro: que estava apaixonado.  (leia a ficha técnica completa e assista o trailer)


Filme As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa - 
Lançado em 2005 

Épico infanto-juvenil baseado no clássico romance escrito por CS Lewis, onde quatro crianças são enviadas para uma mansão no interior para serem protegidas durante a Segunda Guerra Mundial. Lá encontram um guarda-roupas mágico que na realidade é uma passagem para uma terra mística conhecida como Nárnia, dominada por uma poderosa e má bruxa. Eles deverão se unir a Aslan, o deus Leão de Nárnia para combaterem esse impiedoso ser. (leia a ficha técnica completa e assista o trailer)
As Crônicas de Nárnia:- Príncipe Caspian - lançado em 2008 

Um ano depois os irmãos Lucy (Georgie Henley), Edmund (Skandar Keynes), Susan (Anna Popplewell) e Peter (William Moseley) retornam ao mundo de Nárnia, onde já se passaram 1300 anos desde sua última visita. Durante sua ausência Nárnia foi conquistada pelo rei Miraz (Sergio Castellitto), que governa o local sem misericórdia. Os irmãos Pevensie então conhecem Caspian (Ben Barnes), o príncipe de direito de Nárnia, que precisa se refugiar por ser procurado por Miraz, seu tio. Decididos a destronar Miraz, o grupo reúne os narnianos restantes para combatê-lo. (leia a ficha técnica completa e assista o trailer)
As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

Lúcia (Georgie Henley), Edmundo (Skandr Keynes) e Eustáquio (Will Poulter) retornam para Nárnia, onde encontram com príncipe Caspian (Ben Barnes), agora rei, e outros amigos. Buscando os Sete Fidalgos Desaparecidos de Telmar, eles começam uma nova aventura a bordo do navio Peregrino da Alvorada e irão encarar guerreiros, dragões, anões e tritões. (leia a ficha técnica completa e assista o trailer)

Desenho de 1979 -  As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa 

Superprodução em desenho animado para a obra do escritor irlandês C.S. Lewis. Nárnia é um mundo paralelo onde existe uma disputa de poder, adormecida à espera de que uma profecia se cumpra. Os irmãos Pevense (Edmund, Lucy, Peter e Susan) têm acesso a esse mundo através de um guarda-roupa e serão os responsáveis pelo desfecho na guerra entre as forças da terrível Feiticeira Branca e as forças do bem, comandadas pelo leão Aslam. Venceu o Emmy de Melhor Animação (o "Oscar" da televisão americana) e é dirigido por Bill Melendez (o mesmo da Turma de Charlie Brown).


Filme  As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa , produzido em 1988 pela BBC 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Pevenses retiram de Londres seus quatro filhos, Peter, Susan, Edmond e Lucy, e os envia para a segurança do campo. Um excêntrico professor amigo da família os acolhe em sua propriedade. Já na casa, as crianças se sentem entediadas e começam a vasculhar cada cômodo em busca de diversão. Lucy e Edmond, depois os outros irmãos, encontram um misterioso guarda-roupa que os leva a Narnia, um mundo mágico de criaturas místicas e animais falantes. Mas Narnia não é perfeita, sempre é inverno e não houve mais nenhum Natal desde que começou o reinado da Bruxa Branca e seus comandados. Apenas o retorno de Aslan, um destemido leão falante, pode trazer esperança na batalha para devolver a felicidade e liberdade a fantástica terra de Narnia.

As cartas de Screwtape

Baseado na obra As Cartas do Diabo a seu Aprendize,  foi estrelado por James Gagnon e Calvin Reudiger em 2014.  Um homem inocente e curioso deseja aprender sobre o mundo lógico e cristão. Influenciado por seus movimentos está o mal tio Screwtape. O paciente não deve se tornar cristão.(leia a ficha técnica completa e assista o trailer)



Nenhum comentário: