quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cinema é arte, evangelho é mensagem

O mercado tido como "gospel", cresce muitas vezes satanizando aquilo que é produzido fora da igreja ou por pessoas que não são cristãs. Mas será que esta dualidade está correta, entre a arte e a mensagem? Creio que não, o cinema mundial assim como tudo, possuí suas várias faces, podemos assistir filmes como "O senhor das Armas" e elogiar sua mensagem contra a industria da guerra, podemos até falar que sua mensagem é cristã, pois ele abre os olhos da sociedade criticando o  egoísmo e a indiferença humana.

Outro filme Hollywoodiano que está de parabéns é o clássico "Hotel Ruanda", que aborda o ódio étnico, uma crítica ferrenha as atrocidades motivadas por xenofobia, afinal como valor do Reino, podemos ter a certeza que Deus não faz distinção entre Judeus e gregos, homens livres e escravos. Hollywood só é demoniaco de vez em quando,  um  exemplo válido é os filmes estilo "American Pie", que banalizam a sexualidade e pervertem os jovens.

Então o porque criar um Cinema Cristão? Primeiramente o nome é antagônico a proposta, o cinema é arte e não é cristão, é humano, é uma forma de comunicação, todavia sua  mensagem pode propagar o cristianismo, isto pode ser de forma implicita, como o filme "As Crônicas de Nárnia", ou explicita como a produção brasileira "Que Amor é Esse?".

Enfim também não podemos ser reducionistas no roteiro e pensar no clichê "homem pecador conhece a Cristo e sua vida muda,"  ou então "cristão criado na igreja se desvia, até que ele volta para Deus". Estes filmes já foram produzidos ínumeras vezes, o título muda, mas o roteiro continua o mesmo. Precisamos inovar, pensar no cinema que passa uma mensagem sobre o meio ambiente e Deus, a política e a Bíblia, a economia e a Bíblia, as correntes filósoficas de nossa época e o que a Bíblia fala, sexualidade e a visão de Deus para a vida conjugal.

Nossa arte precisa de melhoras em seu conteúdo, se não continuaremos com clichês rotineiros que não agradam nem cristãos e muito menos aqueles que não conhecem o evangelho. Vamos melhorar o cinema, com mensagens cristãs que são mais que um "testemunho de vida", precisamos pensar nos anseios da sociedade e mostrar o ponto de vista cristão sobre os temas relevantes em nossa geração.

Por Paulo S.S.C. Castro, editor do Cinema Cristão



Nenhum comentário: