quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Filme Lincoln será uma das grandes produções no Oscar 2013

É a primeira vez que um filme obtém 13 nomeações para os Critics Choice Movie Awards: Lincoln, de Steven Spielberg, é candidato aos principais prémios para a Broadcast Film Critics Association (BFCA), que representa mais de 270 críticos de média televisivos, online e radiofónicos dos EUA. Continua a sucessão de anúncios de nomeações para a época alta de prémios cinematográficos dos EUA, que culmina com os nomes dos candidatos aos Óscares, conhecidos a 15 de Janeiro para a cerimónia de 24 de Fevereiro de 2013.

Lincoln, escreve a Rolling Stone, perfila-se como sério candidato às nomeações para os principais galardões dos melhores filmes de 2012. Para os 270 críticos americanos que votaram e que deram ao filme com Daniel Day-Lewis (nomeado para melhor actor) e de Steven Spielberg (nomeado para melhor realizador) este número recorde de presenças entre os candidatos aos prémios, o filme é um dos projectos marcantes de 2012. “Este foi um ano verdadeiramente espectacular no cinema e os nossos votantes tiveram uma avalancha de coisas boas por onde escolher”, disse o presidente da BFCA, em comunicado.

O filme de Spielberg (estreia no Brasil a 31 de Janeiro), um épico histórico sobre os últimos quatro meses de vida do 16.º Presidente dos EUA que era evangélico declarado, que atravessou o período crítico do país que vai da guerra civil ao fim da escravatura, gerou também nomeações para Tommy Lee Jones e Sally Field como actores secundários, bem como pelo seu elenco. Day-Lewis, Field e o argumentista Tony Kushner receberam já os prémios do New York Film Critics Circle no início do mês.

Fonte adaptada publico.pt

Nenhum comentário: