quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Graça Filmes e Visão Mundial formam parceria

A Graça Filmes e a organização não-governamental Visão Mundial estão juntas. A produtora e a ONG, presente em mais de 90 países e que atua no apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, se uniram para promover uma importante luta de combate a um dos maiores problemas sociais enfrentados por países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil: a exploração infanto-juvenil.

Graça Filmes e Visão Mundial estão lançando no Brasil, em conjunto, o filme, que aborda o tráfico de pessoas, em especial crianças e adolescentes, para a exploração sexual e trabalho escravo. Elas promovem no próximo dia 25 de novembro, uma sessão especial para a exibição do filme reunindo no Rio de Janeiro autoridades que atuam no combate ao tráfico de pessoas, lideranças cristãs e demais convidados.

A parceria no lançamento do filme Tráfico de Inocentes tem o objetivo de alertar a população e autoridades para um tema crítico e que mobiliza autoridades de todo o mundo. Segundo a ONU, o tráfico de humanos movimenta em torno de 32 bilhões de dólares anualmente, sendo considerado o terceiro crime que mais movimenta dinheiro no âmbito global.

O filme mostra a atuação de organização criminosa em um país do sudeste asiático, porém o assunto é considerado de extrema gravidade também no Brasil. O Ministério da Justiça e o Poder Judiciário de todo o país promovem ações de combate, mas sempre contam com o apoio da população com denúncias contra esse crime perverso que fere profundamente a Palavra de Deus.

Pela primeira vez o Brasil publicou dados oficiais a respeito desse delicado problema social, que atinge os brasileiros, por meio de um relatório divulgado no início do segundo semestre deste ano pelo Governo Federal. Entre 2005 e 2011, a Polícia Federal registrou 157 inquéritos para investigar tráfico de brasileiros para fins de exploração sexual, sendo 381 indiciados e 158 pessoas presas. 

No mesmo período, o Ministério das Relações Exteriores identificou 475 vítimas de tráfico de pessoas, sendo que 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo. Além dos brasileiros já registrados, há outros milhares ainda sob controle de traficantes, que as autoridades buscam identificar e devolver às famílias.

De acordo com o relatório, o país onde foi registrada uma incidência maior de brasileiras e brasileiros vítimas de tráfico de pessoas foi o Suriname (que funciona como rota para a Holanda), com 133 vítimas, seguido da Suíça com 127, da Espanha com 104 e da Holanda com 71. As vítimas que procuram os serviços de saúde são na maioria mulheres na faixa etária entre 10 e 29 anos. Há uma maior incidência de vítimas (cerca de 25%) na faixa etária de 10 a 19 anos, de baixa escolaridade e solteiras.

O relatório divulgado pelo Governo é considerado uma iniciativa promissora no combate ao tráfico de brasileiros. Os números apontam alguns caminhos que precisam ser percorridos pelas autoridades com o apoio da população, mas ainda estão longe de mostrar a realidade da situação, já que o Ministério Público Federal estima que anualmente pelo menos mil brasileiros são vítimas desse tipo de crime.

Justamente esses números cruéis que a parceria entre Graça Filmes e Visão Mundial quer ajudar a combater, levando uma mensagem de alerta às famílias brasileiras com o filme Tráfico de Inocentes, conforme descreve o presidente da Visão Mundial, Ariovaldo Ramos, que é um dos líderes cristãos mais atuantes do Brasil em relação à proteção a crianças e adolescentes.

“A sociedade precisa saber o que está acontecendo com essas crianças e jovens, e precisa reagir. Esse é um absurdo que não podemos tolerar, que um ser humano de bem não pode tolerar. Por isso estamos nesse projeto com a Graça Filmes e esperamos que o filme seja, não só recebido como uma obra de qualidade cinematográfica como é, mas como um alerta à humanidade como um todo, para uma situação criminosa, que precisa ser detida urgentemente”, disse Ariovaldo.

Ariovaldo Ramos ainda elogiou a iniciativa da Graça Filmes e se mostrou satisfeito pela Visão Mundial fazer parte da parceria. “Nada mais natural do que nos associar a Graça Filmes na promoção de um tema tão candente e tão angustiante quanto o tráfico humano. Principalmente porque, lamentavelmente, a vítima maior é a criança desprotegida, desfavorecida. Portanto, no centro da vocação da Visão Mundial. Dessa forma é um privilégio estarmos envolvido na promoção de um filme de um tema que precisa ser comunicado para toda a população”, completou.

Para a Graça Filmes, a parceria vai permitir que o tema seja amplamente debatido, utilizando a rede de atuação da Visão Mundial, difundindo ainda mais a importante participação da população no apoio ao combate ao tráfico de pessoas. Segundo Ygor Siqueira, diretor executivo da Graça Filmes, a ideia é de que Tráfico de Inocentes seja uma grande ferramenta de evangelização para líderes, além de ser utilizado pela Visão Mundial no trabalho que faz em todo o país.


“Entendemos que toda a sociedade tem um papel importante na proteção de nossos jovens. Temos que trazer todos para perto do conceito cristão de que devemos amar nossos semelhantes como a nós mesmos. E o filme vem para alimentar ainda mais esse pensamento. Acreditamos na força da parceria para que a mensagem chegue ao máximo possível de pessoas e que isso se torne uma corrente positiva em nome da fé em Deus para com a humanidade”, declarou Ygor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Graça Filmes

Nenhum comentário: