segunda-feira, 9 de junho de 2014

Resenha do filme Amém

O longa metragem Amém dirigido por Costa Gravas, é uma das melhores produções cristãs que eu já assisti. O filme é baseado em fatos reais, possuí ótimos atores, um cenário que retrata a Segunda Guerra Mundial, com uma excelente fotografia, enfim é um daqueles filmes que retratam a triste história do nazismo, mas do ponto de vista cristão.

A história é baseada na vida do alemão Kurt Gerstein, um cristão convicto da igreja Luterana, que trabalha como engenheiro, ele é convocado pelos nazistas para fazer as camaras de gás, todavia ele não sabe qual é o seu propósito. Ao descobrir procura denunciar dentro da igreja Luterana de seu país o que está ocorrendo, as mortes em massa, pedindo o apoio dos cristãos, todavia os líderes da igreja não se interessam, sendo assim ele procura os cristãos católicos, que também se negam a manifestar contra o nazismo, Kurt procura também a diplomacia, sendo ele um agente duplo, no qual serve os nazistas para maquear e boicotar os seus projetos, enquanto age pela sua consciência a favor do povo judeu, mas esbarra na burocracia institucional das igrejas e o medo delas de perder o poder e suas condições de legalidade.

O filme mostra as atrocidades de uma guerra e também é uma reflexão sobre o papel político das igrejas cristãs no mundo, mostrando um grande conflito entre a diplomacia e o evangelho genuíno de Cristo. Enfim pode ser criado várias pontes com as denúncias dos profetas menores e a forma no qual nós cristãos devemos nos manifestar as injustiças sociais.

Leia a ficha técnica e assista o trailer do filme [clique aqui]

Nenhum comentário: