segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Contraponto: Selma vs Malcolm X - Um retrato sobre o fim da segregação nos EUA

A escravidão bem como a segregação racial foi um grande pecado contra a humanidade. Na carta do Apóstolo Paulo aos de Galatas 3:28, ele declara que "Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.", o mesmo Apóstolo também lutou pela libertação de um escravo chamado Onésimo, no qual pede sua liberdade a Filemon. Vemos também o Sacrificio de Jesus que nos livra do pecado e tem como objetivo restaurar a essência do homem como imagem e semelhança de Deus, ou seja é o inicio do novo homem, do novo Adão.
Assim este é o papel dos cristãos neste mundo, trazer a restauração do Homem e lutar para que o ideal de justiça do Reino seja implantado no tempo presente.
Malcolm X a esquerda, Martin Luther King Jr a direita.

Esta é a história do pastor e sociólogo Martin Luther King Jr., no qual ao ver a segregação racial em seu país, os EUA, começou um movimento pacifista de luta, mobilizando igrejas e a sociedade civil a protestarem nas ruas contra a injustiça étnica, o que causou o seu assassinato. Praticamente na mesma época outros movimentos contra a segregação racial também se levantaram como a do Malcolm X, um muçulmano que tinha um conceito de auto defesa.

Nosso contraponto é como a fé cristã mobiliza para uma luta de direitos humanos de forma pacifica, versus outros movimentos no qual muitas vezes ao lutar por um direito aceitam a luta armada. Para isso apresentamos o filme Selma, que conta a história do movimento de  Martin Luther King e o filme Malcon X, uma biografia do líder muçulmano que pregava a auto-defesa.

Selma
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.


Malcolm X
Biografia do famoso líder afro-americano (Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.). Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz (Angela Bassett). Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta época que se converteu ao original islamismo e se tornou um "Sunni Muslim", mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.


Nenhum comentário: