sábado, 3 de dezembro de 2011

Resenha do Filme Bonhoeffer: O Agente da Graça

O filme Bonhoeffer: O Agente da Graça, vencedor dos festivais, Monte Carlo e ICVM, produzido por NFP Teleart BMBH, e distríbuido no Brasil pela COMEV é uma das melhores obras do cinema cristão mundial.

O pastor e teólogo luterano Dietrich Bonhoeffer, se formou em Nova York, USA e na década de trinta, já no governo Nazista, ele voltou para a sua terra natal, Alemanha.

Dietrich Bonhoeffer não se curvou aos caprichos de Hitler, ele não abriu mão da Bíblia e também não fez o juramento de lealdade ao III Reich, por causa disso foi proíbido de pregar na igreka e posteriormente se tornou oposição ao governo Nezista, infiltrando-se em um grupo de resistência dentro da WWS, que planejava o assassinato do Adolph Hittler e ajudava os judeus a fugirem do país.


A Biografia do teólogo é bem elaborada e seguem a história verídica. O longa metragem possuí uma excelente fotografia, mostrando a beleza da Berlim e as atrocidades da guerra. O drama mostra o paradoxo ético para a justiça, demonstra como o cristão deve se comportar, quando o estado é anti-cristão e desumano.

Realmente é um dos melhores filmes já produzidos com temática cristça, pode ser comparado com Lutero, Jornada para Liberdade e o Refúgio Secreto. Vale a pena assistir.

Nenhum comentário: