segunda-feira, 7 de abril de 2014

Resenha crítica do filme Noé

O longa metragem Noé está em estréia no Brasil, todavia ele não agradou muito o público principalmente aqueles que prezam pela narrativa bíblica, o Cine Cristão, procurou o Daniel Silva, missionário da JOCUM e diretor do filme O Valor de Um sonho e Labirintos Internos, para dar as suas considerações sobre o filme, leia: 

A teologia do filme é muito fraca,  pois de bíblico, só tem alguns nomes, nem a construção da Arca é bíblica, na verdade ele constrói uma grande caixa de sapato, que não respeita nem o mínimo de engenharia naval.


O roteiro é fraco, cheio de furos, beirando uma interpretação infantil.




Eu esperava algo rico e complexo por parte dos personagens, já que eu tinha o filme "Cisne Negro" como referência (do mesmo diretor), o qual eu gostei. No longa Noé,  eles são bobos, estereotipados, sendo que em nenhum momento oferece um ponto de empatia dentro de uma história de fim previsível e não é por motivo de conhecer a história bíblica, pois ela foi totalmente alterada, mas por realmente não oferecer nenhuma trama que soasse convincente.

Toda a historia, após assistir e depois de ter ouvido algumas entrevistas do diretor, é a interpretação de uma historia que o diretor ouviu quando tinha 8 anos, e ao se tornar ateu, decidiu fazer uma historia que ridiculariza as historias bíblicas, pois não oferece nenhuma base de crença, nem a crença de conto de fadas. Ou seja é uma chacota da parte dele com a Bíblia, porém  na minha opinião não chega me ofender de tão ridícula que é.


Resumindo, as pessoas que são  crentes vão assistir o filme  para satisfazer sua curiosidade sem medo de abalar a fé, pois os argumentos contrários a palavra, são expostos de maneira ridícula e sem nenhuma base que os sustente.  Mas não espere mais que um mero filme de sessão da tarde, com efeitos especiais (que também não são grande coisa).

Se após assistir tiverem alguma outra opinião, mesmo que ao contrario
, eu gostaria de ouvir.


Nenhum comentário: