domingo, 9 de setembro de 2012

Filmes cristãos com conteúdo histórico nas escolas já!

O ensino é uma das principais ferramentas de formação do indivíduo, atualmente o maior detentor da educação é o nosso  Estado. Os governos estaduais vem comprando diversos filmes em sua maioria produções francesas, para explicar os fatos históricos e auxiliar pedagogicamente o entendimento dos alunos, isto é ótimo pois o cinema é uma excelente linguagem contemporânea no qual as crianças e adolescentes ficam fascinadas.

Os filmes cristão podem também ser usados na sala de aula, todavia deve ser respeitado o seu caráter histórico e pedagogico, atualmente existem poucos filmes que correspondem a está perspectiva, pode-se citar três grandes produções, sendo elas:  Lutero, que aborda a Reforma Protestante, Jornada para Liberdade, que conta a história da abolição dos escravos no Império Britânico e o Bonhoeffer o Agente da Graça, filme sobre a história do pastor luterano que lutou contra Adolph Hitler e acabou tornando-se um martíre da II Guerra Mundial. Todas estas produções são baseadas em fatos reais e são de grande valia para o ensino.

Nós como cristãos precisamos fazer o lobby político para que estes filmes possam entrar no currículo de cinema nas escolas, assim valorizando referências de homens com  fé, que lutaram pela justiça social neste mundo, afinal não é só os humanistas da corrente iluminista que levaram princípios filosóficos para a humanidade.

Nenhum comentário: