domingo, 14 de julho de 2013

Visitamos a Escola de Cinema da JOCUM - Impressões

A Equipe do Cinema Cristão, Paulo Silas Castro e Regis Terencio foram até a Escola de Cinema da JOCUM, que está ocorrendo desde o dia  8 de julho em Campinas, através de um programa de férias. Conseguimos além das entrevistas com o Daniel Silva, diretor do filme Um Valor de Um Sonho e Rapha Sousas, diretor do curta Gabriel, entrar e assistir uma aula sobre Cinema.

A escola do cinema da JOCUM começou pontualmente  as dezenove horas com uma oração do professor Daniel Silva,  como era a sua primeira aula, ele contou o seu testemunho de como ele encontrou a sua vocação no Cinema, através do envolvimento com o teatro e atuação, mas o seu  chamado mais forte aconteceu no ano de 2006 em uma conferência da JOCUM onde se ofereceu para ir até o Afeganistão. Daniel sentiu de Deus que deveria ir até lá e gravar um documentário, o vídeo foi usado como ferramenta para propagar missões na JOCUM, trazendo vários frutos inclusive o antigo diretor da JOCUM Campinas, após assistir o vídeo foi servir a base da JOCUM no Afeganistão, infelizmente e para a segurança dos cristãos, o documentário não pode ser publicado na internet.

A oficina

A oficina  do professor Daniel  começou com  uma analise técnica  dos roteiros para curtas criados pelos  alunos, pois no final da escola os professores  irão escolher um dos roteiros para gravar um curta. Os temas são baseados em questões sociais, como o problema do lixo, o problema do meio ambiente, o problema do analfabetismo e o problema da reabilitação social.

 O professor continua sua exposição  alertando sobre a junção de várias artes que é necessário para a construção do cinema, passando por uma breve introdução analítica sobre o papel da arte, até dicas de iluminação e trilha sonora conforme as cenas a serem gravadas, Daniel Silva também citou a importância da pesquisa de Campo sobre o assunto a ser abordado em uma produção, com o fim de enriquecer a obra e explicou como funciona os papéis dos diretores, produtor, roterista e ator, além de abordar diversos assuntos relacionados a produção. Excelente escola promovida pelos Jovens com Uma Missão, vale a pena participar.


Nenhum comentário: