sexta-feira, 2 de julho de 2010

Entrevista com João Pinto Coelho, produtor de curtas Cristãos em Portugal!


O produtor, ator e diretor dos curtas metragens de Portugal, João Pinto Coelho cedeu uma entrevista para o blog Cinema Cristão.
João Pinto Coelho, nasceu em 1987 na cidade de Figueira-da-Foz, Portugal, hoje ele mora na cidade Freguesia de Abrunheira, Distrito de Coimbra, Portugal. Em 2006 ele começou a criar vídeos cristãos para sua igreja, já em 2007 ele foi ator do filme Cristão Português "A máscara" e em 2009 ele iniciou o curso de Cinema na Universidade da Beira Interior (UBI) na Covilhã, Portugal. O seu principal sonho é evangelizar através do Cinema, fazer filmes de qualidade, oficializar o Ideias ao Cubo Produções e fazer dela uma produtora para ajudar outros jovens cristãos que queiram ser realizadores.

João, primeiramente gostariamos de saber, como surgiu a idéia de criar curtas metragens?
Bom, na realidade, começamos no grupo de Jovens por fazer pequenos Sketches baseados em versículos Bíblicos que depois eram apresentados nas festas da Igreja Maná. Começou a ter sucesso e nós começamos a desejar mais, foi então que começamos a fazer curtas-metragens, a primeira foi "A Viagem" (visível no youtube), a partir daí não paramos e já vamos para o terceiro ano a fazer 5 curtas por ano sendo que cada uma estreia em festas diferentes da Igreja. O Ideias ao Cubo Produções veio como uma brincadeira criado à 2 anos pelo Grupo de Jovens.

Quantas pessoas fazem parte da equipe da Idéias ao Cubo Produções, que é a produtora dos curtas?
No vivemos numa pequena aldeia perto da Figueira da Foz (Abrunheira), e como já referi, este projecto começou no grupo de jovens sendo que no ano passado foi criado o Ideias, ao ínicio, faziam parte desta equipe 5 jovens sem quaisquer experiência nem conhecimento de representação ou filmagem, hoje já somo 7 e continuamos a crescer com mais 2 membros no horizonte. Todos somos amadores assim como o nosso material mas a cada projecto tentamos subir, dar o nosso melhor e aperfeiçoar. Cada um dá o seu talento e todos trabalhamos juntos para fazer o melhor para Deus.

Você possuí algum novo projeto cinematográfico para lançar?

Projectos futuros, bom há três anos que tenho um guião para um filme mas só agora sentimos que poderemos ser capazes de realizar algo maior. Está planejado começar a filmar este verão mas tudo vai depender do resultado final por isso não prometemos para já uma longa metragem. Prometemos sim é mais 3 curtas, uma das quais para estrear já em Agosto e que já está a ser pensada. Outro ponto alto é a festa em Outubro onde vamos comemorar o 3º aniversário do Grupo de Jovens e onde vamos fazer uma pequena gala com prêmios incluindo o de melhor ator, atriz e melhor curta-metragem à semelhança do ano passado onde fizemos a primeira edição, este ano vamos fazer melhor. Estamos também a planejar e a preparar uma nova imagem para o Ideias, por isso para mais novidades podem seguir a nossa página no facebook.

Para terminar, mande uma mensagem para os internautas do Cinema Cristão?
Para despedida quero dizer a todos os que seguem este blog que é importante cada vez mais divulgar-mos o cinema cristão, são importantes iniciativas como estas de criar um blog somente para cinema cristão porque também se faz muito bom cinema na igreja, não estou a falar do nosso porque temos consciência que temos muito para aprender, mas estou a falar em todos estes filmes que estão neste blog. Vamos apoiar e divulgar mais este tipo de cinema porque também é um instrumento poderoso para evangelizar.

Fica aqui o meu apelo e o meu agradecimento mais uma vez ao Paulo Silas pelo apoio e aposta nos nossos trabalhos. Não somos dignos de tal mas estamos felizes porque é o nome de Deus que está a ser exaltado.
É para isso que trabalhamos em cada curta.

Um comentário:

Filipe Coelho disse...

Muito Feliz pela atenção dos nossos Irmãos do brazil!
Abraço e felicidades para um excelente blog

Filipe Coelho