sexta-feira, 25 de maio de 2012

Panorama do cinema cristão mundial

O Cinema Cristão pesquisou  as escolas de cinema de vários países do globo terrestre, para saber como anda a sétima arte. O resultado desta busca mostra-se bem interessante, pois em três continentes filmes cristãos são encontrados. Veja os paises:

Estados Unidos
Os americanos são campeões na arte de fazer filmes, conforme as últimas pesquisas eles só perdem em número de produções para os indianos, todavia a bilheteria internacional das produções do Tio Sam é a campeã em todo mundo . O país também possuí a maior população evangélica do mundo. As produções evangélicas são exibidas nos cinemas americanos,  podemos citar  como  polo cultural cristão as produtoras  World Wide Pictures,  ligada ao Billy Graham, que faz filmes de temática missionária durante décadas e a Sherwood Pictures, que fez os sucessos A Virada, Desafiando os Gigantes, Prova de Fogo e Corajosos.

Brasil
O cinema cristão brasileiro está  a todo vapor, a produtora RED Films localizada no estado de Santa Catarina  é uma das grandes percussoras através de suas conceituadas produções As Estrelas Me Mostram Você e Não é Tarde para recomeçar.  Porém a sétima arte cristã por aqui encontra-se em forte expansão  na região nordeste, através do filme A Renúncia e da produção O Valor de um Sonho . A Globo filmes também apoiou a produção Flordelis, o primeiro filme cristão a ser exibido nos cinemas.


África do Sul
O país conta com uma grande produção chamada O Fazendeiro e Deus, dirigida por Regardt van den Bergh, o filme conta a história de um grande evangelista sul africano. O cinema cristão por lá ainda é um pouco tímido, todavia tende a crescer.

Portugal
O cinema cristão em Portugal também é destaque devido a produtora da Igreja Maná, uma igreja Lusa que possuí congregações em todos os paises de língua portuguesa. Eles produziram dois grandes filmes um chamado Encontro com a África e o outro chamado Mundos Paralelos, distribuído no Brasil pela BV Films.

Alemanha
O cinema evangélico na Alemanha está totalmente relacionado com sua história, o filme Bonhoeffer  é um dos destaques, ele conta  a história de um pastor que lutou contra o nazismo. Outro longa metragem  que é reconhecido mundialmente é a filme Lutero, pai da reforma protestante. As duas produções foram feitas pela igreja Luterana.

Nenhum comentário: