sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Festival do Rio apresenta o filme Éden

O Festival de cinema do Rio de Janeiro exibiu uma produção que irá tratar da igreja evangélica, é o filme Éden, o Portal Terra fez uma reportagem da produção, segue a noticia:

O filme Éden, do diretor Bruno Satani, foi apresentado ao público neste sábado (6) no Armazém da Utopia, no Festival do Rio. Com temática religiosa, o longa está na disputa pelo Redentor de melhor ficção e traz nos créditos os atores João Miguel, em atuação magistral de um pastor de igreja, e Leandra Leal, que interpreta, de forma densa, a protagonista da história. Também por lá está Júlio Andrade, o Gonzaguinha de Gonzaga - de Pai para Filho.

Éden conta a história de Karine, que acaba de perder o marido de forma violenta e é apresentada à chance de ser amparada em uma igreja. O pastor lhe oferece pouso e cuidados, mas também quer que ela se junte ao rebanho. Usando simbolismos recorrentes, como a escada de uma passarela em plena Baixada Fluminense e uma piscina onde momentos importantes da vida da protagonista se desenrolam, Éden explora sim, a religião, mas também é arte pura.

O diretor conseguiu levar para a tela, de forma contundente, toda a angústia de seus personagens. Em cena, um religioso assustador, uma grávida melancólica e sufocada e um irmão apequenado por uma via aparentemente de mão única: a religião. Éden só deixa de ser claustrofóbico em um momento, quando, finalmente, a personagem de Leandra Leal decide qual o melhor caminho a seguir. É quando ele encontra o seu próprio éden e não o pré-fabricado, oferecido como forma de "paga" a um momento de vida trágico. Mas aí só assistindo ao filme.

Opção pelo risco
Em debate no CineEncontro, o diretor Bruno Safadi contou que há tempos queria tocar no tema metafísico, da religião. E optou por fazer isso partindo de um ponto de vista contemporâneo e regional, levando para a tela as igrejas evangélicas ¿ mesmo que ele e atores tenham dito que inventaram uma religião, a referência primeira é mesmo do universo evangélico.

Nenhum comentário: